Apresentação

Site para discutir sobre a tecnologia entre quem a conhece, quer conhecer ou possui interesse em desenvolver algo sobre este assunto.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sistema de comunicação optica no espaço livre

A pesquisa sobre um sistema de comunicação óptico tecnologicamente inovador, com lasers e receptores ópticos substituindo a fibra óptica convencional pelo próprio ar livre como meio de transmissão de dados, voz e imagens. Esta tecnologia é conhecida como FSO (Free Space Optics) e se utiliza da luz emitida por um laser para estabelecer comunicação com um receptor óptico devidamente alinhado.


Existem desenvolvidos, softwares que ajudam em cálculos como balanço de potência em enlaces no espaço livre e em parâmetros como potência do laser, sensibilidade do receptor, visibilidade, perdas de cintilação, etc., todos estes fatores são avaliados no ambiente das principais cidades brasileiras.


Verifica-se que a maturidade deste sistema, não está realmente estimada ou prevista, devido a um desconhecimento de quanto tempo ele esteve sendo desenvolvido às escondidas. Historicamente, a comunicação óptica sem meios físicos foi demonstrada por Graham Bell no século XIX, antes mesmo dele ter demonstrado o funcionamento do telefone.


Ele tentou converter sinais de voz em sinais telefônicos e transmitiu os mesmos entre receptores através do ar livre, num feixe de luz, a uma distância de 180 m. Ele chamou este experimento de photophone, e considerou isto uma transmissão óptica e não telefônica, porque não precisava de fios para transmissão.


Embora a invenção de Bell nunca tenha se tornado comercialmente viável, foi ela que deu fundamento às comunicações ópticas. Contudo, grande parte, da tecnologia do espaço livre atual, vem sendo desenvolvida a 40 anos sendo utilizada em grande parte pelos militares.


Figura 1: Photphone de Graham Bell com o FSO atual (semelhanças das tecnologias).


Nesse sistema de comunicação, a transmissão de feixes é feita por infravermelho modulado transmitido através do ar. Assim como em sistemas que utilizam fibra óptica como meio de comunicação, as comunicações ópticas no espaço livre também se utilizam de lasers para transmitir informação, mas ao invés dos sinais trafegarem pela fibra de sílica (SiO2), o tráfego é estabelecido pelo ar livre.


Esta tecnologia trabalha utilizando princípios semelhantes aos dos controles remotos infravermelho de alguns televisores, teclados sem fio e outros equipamentos atualmente encontrados no mercado mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.